quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Preparativos para ida de Bruna ao colégio.

Quando tive Bruna sabia que teria uma parada no meu trabalho para tomar conta dela ,mais também sabia que isso teria um prazo,seria  ate dois anos de idade ideal ,segundo os professores,para a criança começar sua vida de estudante.

Então no ano passado já comecei a procurar uma escola boa para minha gatinha e por indicação de minha sogra a escolhida foi  uma que fica proxima de casa e que já tem uma tradição na familia por ja ter acolhido o meu esposo e minha cunhada e uma segunda geração da familia que seria os filhos de minhas cunhadas e agora a minha filhota.Sei que não é o suficiente então fui conhecer   a estrutura do colegio e como ainda estava em aula pude ver o comportamento dos professores e auxiliar de sala que foi bem
satisfatório.

Vendo a estrutura,segurança,forma de ensino resolvemos então fazer  matricular em  dezembro e de pronto recebemos a lista de materiais.

A escola da uma opção confortável de la mesmo comprar os materiais ,que após uma pesquisa seria o mesmo preço se fosse em uma loja,e o que apenas compramos fora foi o material pessoal de Bruna e os livros de ciranda.

Dia 5 de fevereiro tivemos uma reunião com os pais do grupo 2 e professores e para minha grata surpresa a minha melhor amiga sera prof. de Bruna, então esse período de adaptação parece que vai ser super tranquilo.

Mais eu observei a ansiedade dos pais com o inicio das aulas ,pois realmente é complicado a separação momentania   de nossos  tesouros .Então a coordenadora  pedagogica nos passou umas dicas e  tão interessante que vou citar para vocês.

1- quando prepararmos a criança para ida ao colégio evite muitas explicações para não levantar suspeitas e inseguranças.
2- a separação momentanea da mãe e filho apesar de necessário, é doloroso mais é superada aos poucos.
3- nesse periodo de adaptação deve-se tomar cuidado com retirada de fralda,chupeta,troca de residência ,perda de entes queridos ou qualquer momento que inspire fragilidade da criança.
4-choro varias vezes são frenquentes ,mais  não quer dizer que a criança não quer ficar na escola.
5-como também a falta de choro não significa que a criança não esteja sentindo falta .Não devemos forçar a estadia  na escola.
6-evitar comentários da adptação da criança na escola em sua presença.
7-na hora de entregar a criança ao educador cabe o responsável colocar ele no chão para que seja acolhido pelo professor e não retirado do colo.
8-nunca saia escondido da sala.
9-evitar o responsável ficar na sala de aula.
10 -incentivar a criança a pedir ajuda quando precisar ao educador.
11-os pais devem confiar na instituição de ensino para que possar para essa segurança ao filho.
12-o periodo de adaptação e diferente para cada criança.
13-evitar interrogatório sobre o dia da criança na escola.
14-poderão ocorrer regressões de comportamento no periodo de adaptação assim  como sintomas psicossomaticos(febre,vômitos,etc...)
15- pode ocorre ambivalência de sentimentos Ex: desejo de sentimentos como autonomia da criança e hora a proteção por partes dos pais.
16-cuidados com aparentes adaptações.

obs: esse foi um resumo do texto que recebi com minhas palavras.

Hoje dia 6 de fevereiro foi quando eu reunir os materiais ,que vão ficar na sala ,peguei Bruna e levei ate a escolinha  para observar o seu comportamento,e graças a Deus foi o melhor possivel .Entrou na sala conheceu a auxiliar de sua porf e adorou os brinquedos e toda estrutura do colégio.

Fico tranquilha em saber que minha gatinha gostou da nossa escolha e espero que dê tudo certo.

Esse é parte do material organizado.

As aulas de Bruna vai  começar dia 18 de fevereiro, sei qque em muitas escolas ja começaram então desejo boa sorte a todas as familias que estão passando por esse processo.


2 comentários:

Renata Diniz disse...

Muito boa sorte para Bruninha! Afinal, é uma fase muito importante na vidinha delas. As dicas são preciosas mesmo, pois, por vezes, é a nossa insegurança que atrapalha a adaptação delas. Beijo grande em vocês duas!!

Camila Carvalho disse...

o começo não é nada fácil mesmo née?
mas depoois...elas amaaam e não querem sair de lá nem por decreto!!!
ai essas crianças...
Boa ADAPTAÇÃO pra vcs..vai dar tudo certoooo
bjos ")
perolasdealanis.blogspot.com