domingo, 24 de agosto de 2014

Assunto do dia na escola de Bruna : Dia da família e novas formações familiares

Que o mundo esta mudado não é novidade e nos tempos atuais novas formações  familiares como por exemplo: dois pais, duas mães... não espanta ninguém. Mas que isso é assunto para escola infantil de Bruna ,
isso sim  me surpreendeu. 

Em um dia normal que verificar exercícios para fazer, arrumar a mochila e verificar o diário , que são hábitos rotineiros, um recado me chamou atenção, por  se tratava da suspensão de datas como dia das mães , país , avós para um único dia que seria a comemoração do dia da família , motivo: novos tempos e  novas estruturas de familiares.

Logo lembrei da conversa que tive com  uma vizinha que  queria mudar seus filhos  de escola  por conta de  estrutura física  e por não ter comemorações como as que citei .

A escola de Bruna e uma escola muito boa devido a sua pequena e aconchegante estrutura, seus projetos pedagógico,   direção que envolve os pais  e ou responsáveis pela criança em  todas as atitudes que decide  rumos na instituição. Isso me deixa confortável e acolhida pela escola, por esse motivo me empenho em apoiar todos os projetos e achei  muito bom esse posicionamento .

Voltando ao aviso, sobre essa possibilidade resolvi claro avaliar prós e contras pra bater  o martelo.Em minha época, nos anos 70, a formação de novas estruturas familiares era fato pouco discutido.Eu mesmo já fazia parte de uma estrutura diferente, pois sou  filha de mãe solteira ,algo  não muito "comum" na época.Graças a Deus evoluímos ,mudanças aconteceram e estruturas novas foram se formando e com isso não cabe mas  valorizar padrões e sim o amor e respeito que se tem em cada uma dessas formações.   

Por esse  motivo, creio, que a nossa sociedade tenta se adaptar da melhor forma  a essas  modificações e as escolas  acabam  tendo que se adequar a novos tempos.Entendo que toda forma de amor é valida  independente se  a  formação  é uma família  com dois pais ,duas mães , só pai ,só mães ,entre  outras .    

Imagino o quanto é difícil em um mundo cheio de preconceitos proteger os nossos filhos de certos momentos ou comentários ,  mesmo quando são pequenos .Mas acredito que o fato de apenas abolir as datas não vai conseguir "organizar a casa" .Acredito que a criança quando criada, e cito novamente, com amor seja em qualquer formato de família vai crescer segura de seus princípios e nada vai abalar o que acredita.

A diretora da escola  mandou  um comunicado e nele pedia a opinião sobre essa mudança para os pais e  após  pesar minhas opiniões ,decidir pela comemoração do dia da família, mas que os datas comemorativas não fosse esquecidas.E depois de avaliar todas opiniões ficou acertado que continuaria com as datas comemorativa ,mães ,pais... e teria o dia da família.

 Hoje a escola de Bruna realiza as comemorações na sua maioria das vezes, finais de semana ,para que  todos possam ter  a opção de participar ou não.

Nossos filhos vão crescer  em uma estrutura de sociedade diferente da nossa ,com atitudes ,formações opiniões que podem e vão divergi.Mas o importante é estar por dentro de tudo que acontece ao nosso redor,esquecer preconceitos e antigos conceitos das coisas, para que possamos participar da vida de nossos filhos de  uma forma plena
.

Nenhum comentário: