quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Grandes Cuidados Pequenos Acidentes

Quando nos tornamos pais ficamos mais atentos a cuidados diários com os nossos filhos. Então aquele velho ditado “Devemos pecar pelo excesso e não pela falta” faz um grande sentido nesse momento. Mais não significa que devemos colocar os nossos filhos em redomas de vidro e limitar o desenvolvimento de nossos pimpolhos.

Ainda na barriga eu tomava cuidados com Bruna, hora com alimentação saudável, hora com a forma de trabalhar para que não antecipar sua chegada. Após o seu nascimento os cuidados dobraram pois de fato aquele bebê que antes estava na barriga “protegida “agora estava no mundo dependente dos meus cuidados.

Do nascimento ate os 6 meses de idades Bruna dormiu no nosso quarto no cercado (berço) para que eu pudesse monitorar o seu sono e atender suas necessidades .Mais o meu medo maior era da síndrome da morte súbita .Segundo o site da folha a morte súbita" ocorre quando o bebê deixa de respirar e seu coração pára de bater sem nenhum motivo aparente. Mesmo depois de uma investigação detalhada, não se consegue descobrir a razão.A síndrome da morte súbita ocorre até o primeiro ano de idade, mas é mais freqüente entre o segundo e o quarto mês. Afeta mais os meninos do que as meninas. É mais comum à noite, enquanto o bebê dorme, e nos meses de inverno"
Então  colocava ela para dormir de barriga para cima, com roupa necessária para evitar o super. aquecimento do corpo e quando ela mamava demorava uns 20 a 30 minutos após a mamada para ela arrotar evitando o refluxo do leite para evitar sufocamento.

Outro cuidado foi com o berço, mesmo no cercado eu evitava almofada e travesseiros fofinhos, o lençol sempre era de elástico e o colchão bem firme.No domingo passado por conta de uma reportagem no fantástico  tirei os protetores de berço que podem servir como escada para a criança pular e mobiles que
 Bruna  teimava em  puxar. Agora quando eu tirei o proteto,r pelas grades a noite ela dormindo, passou o  seu braço então eu tirei as almofadas do protetor e fiz uma passadeira  ficou melhor. Esta reportagem estar em:

lhttp://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1677729-15605,00-ESPECIALISTAS+RECOMENDAM+BERCOS+SEM+ALMOFADAS+E+BICHOS+DE+PELUCIA.html

Passado essa fase veio o interagir com os brinquedos e como postei no ano passado o brinquedo deve ser direcionado para idade da criança ,mais como ela gosta de potes plásticos e outro utensílio de plástico domesticos, sempre que dou verifico se tem partes que soltam.

Quando Bruna começou a engatinhar era hora de colocar protetores nas tomadas e travas nas gavetas.







Esses das fotos são da minha casa, mas também tem amortecedor de portas, ponteira para moveis, protetores de escadas.

E hoje um dos lugares preferido para ela  é a cozinha e para mim uma preocupação redobrada, pois vira e mexe olhe ela lá. Então sempre dou preferencia para cozinhar na boca de traz do fogão e com os cabos voltados para dentro, evito objetos cortantes de fácil acesso e também o mesmo faço com material de limpeza e vamos colocar uma gradezinha  na porta da cozinha para dificultar o acesso dela.
Esse endereço na internet tem muitas dicas legais:
http://www.minsaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/infancia/AcidentesCriancas.htm

Minha gatinha ainda não esta andando tudo ,mais sei que em breve vou ter que correr atrás dela para evitar maiores quedas.
Tem muitos mais lugares a ser vigiado para não ter acidentes sérios com os nossos pequenos como piscinas e escada rolante tem duas reportagens ótimas no seguintes endereços:

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1703255-7822-PISCINAS+RIOS+E+PRAIAS+MAIS+VOCE+EXPLICA+COMO+PREVENIR+ACIDENTES+NO+VERAO,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1760807-7822-MELHORES+MOMENTOS+2011+SAIBA+COMO+PROTEGER+SEU+FILHO+DE+ACIDENTES+EM+ESCADA+ROLANTE,00.html

Cuidar significa ter amor, como amor de pais não tem fim os cuidados também não rsrsrs...

7 comentários:

Ich Hausfrau disse...

Em se tratando de cuidados com nossos pequenos é melhor pecar pelo excesso. Eles são muito ativos e esperto e quando menos esperamos pode acontecer alguma coisa. Não dá para coloca-los numa redoma, mas temos que ficar de olho sempre. bjo
ich, Hausfrau
www.ich-hausfrau.com.br

Futura mãmã disse...

Mae anda sempre pensando e tendo cuidado com tudo neah :Dd
Mas nao da para pará-los e acidentes sempre econtecem ;)
Faz parte da aprendizagem mamae.
Beijo

Sabrina Nery Luz disse...

Me identifiquei em cada parágrafo!!! kkkkk
Melhor mesmo o excesso de cuidado e zelo do que a falta dele! Adorei seu cantinho! Já estou te seguindo e já te adicionei na minha lista de blogs. Estarei passando sempre por aqui!
Espero uma visitinha sua no meu cantinho também!
Sou mãe de dois.Um de 15 anos e uma de 4 meses). Duas fases, dois momentos distintos. Um amor imenso que descrevo em "Jeitinho Sabrina de Ser Mãe"
www.jeitinhos.blogspot.com

Jô Santos disse...

Oi td bem?
Também me identifiquei com tudo o que disse. É melhor se prevenir mesmo.
Tb sou das blogueiras unidas n°1124 e já estou seguindo.
Venha visitar o meu cantinho e seguir tb
http://maosdemocas.blogspot.com/
Bjs

PET Educação - Conexões de Saberes - UFCG disse...

Oi!!Adorei o seu blog e estou seguindo!! Gostaria que vc seguisse e se possível divulgasse o meu blog também!! Vamos trocar informações!!Beijos

Marly Salgado disse...

Olá,amei seu blog.Informações sobre segurança infantil nunca é demais.Sou Blogueiras Unidas,187,e vim convidar vc para conhecer meu cantinho.Já sou sua seguidora.Tenha um final de semana maravilhoso.
www.artsritinha.blogspot.com

Luciene de Paula disse...

Oi querida eu tenho um filho de 1 aninho, sempre devemos cuidar mesmo para segurança deles!Tambem sou uma das Blogueiras Unidas, meu n é o 987 !Ja virei sua seguidora, quero te convidar para conhecer o meu blog e me seguir tambem!
http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com/"