quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Grandes Cuidados Pequenos Acidentes

Quando nos tornamos pais ficamos mais atentos a cuidados diários com os nossos filhos. Então aquele velho ditado “Devemos pecar pelo excesso e não pela falta” faz um grande sentido nesse momento. Mais não significa que devemos colocar os nossos filhos em redomas de vidro e limitar o desenvolvimento de nossos pimpolhos.

Ainda na barriga eu tomava cuidados com Bruna, hora com alimentação saudável, hora com a forma de trabalhar para que não antecipar sua chegada. Após o seu nascimento os cuidados dobraram pois de fato aquele bebê que antes estava na barriga “protegida “agora estava no mundo dependente dos meus cuidados.

Do nascimento ate os 6 meses de idades Bruna dormiu no nosso quarto no cercado (berço) para que eu pudesse monitorar o seu sono e atender suas necessidades .Mais o meu medo maior era da síndrome da morte súbita .Segundo o site da folha a morte súbita" ocorre quando o bebê deixa de respirar e seu coração pára de bater sem nenhum motivo aparente. Mesmo depois de uma investigação detalhada, não se consegue descobrir a razão.A síndrome da morte súbita ocorre até o primeiro ano de idade, mas é mais freqüente entre o segundo e o quarto mês. Afeta mais os meninos do que as meninas. É mais comum à noite, enquanto o bebê dorme, e nos meses de inverno"
Então  colocava ela para dormir de barriga para cima, com roupa necessária para evitar o super. aquecimento do corpo e quando ela mamava demorava uns 20 a 30 minutos após a mamada para ela arrotar evitando o refluxo do leite para evitar sufocamento.

Outro cuidado foi com o berço, mesmo no cercado eu evitava almofada e travesseiros fofinhos, o lençol sempre era de elástico e o colchão bem firme.No domingo passado por conta de uma reportagem no fantástico  tirei os protetores de berço que podem servir como escada para a criança pular e mobiles que
 Bruna  teimava em  puxar. Agora quando eu tirei o proteto,r pelas grades a noite ela dormindo, passou o  seu braço então eu tirei as almofadas do protetor e fiz uma passadeira  ficou melhor. Esta reportagem estar em:

lhttp://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1677729-15605,00-ESPECIALISTAS+RECOMENDAM+BERCOS+SEM+ALMOFADAS+E+BICHOS+DE+PELUCIA.html

Passado essa fase veio o interagir com os brinquedos e como postei no ano passado o brinquedo deve ser direcionado para idade da criança ,mais como ela gosta de potes plásticos e outro utensílio de plástico domesticos, sempre que dou verifico se tem partes que soltam.

Quando Bruna começou a engatinhar era hora de colocar protetores nas tomadas e travas nas gavetas.







Esses das fotos são da minha casa, mas também tem amortecedor de portas, ponteira para moveis, protetores de escadas.

E hoje um dos lugares preferido para ela  é a cozinha e para mim uma preocupação redobrada, pois vira e mexe olhe ela lá. Então sempre dou preferencia para cozinhar na boca de traz do fogão e com os cabos voltados para dentro, evito objetos cortantes de fácil acesso e também o mesmo faço com material de limpeza e vamos colocar uma gradezinha  na porta da cozinha para dificultar o acesso dela.
Esse endereço na internet tem muitas dicas legais:
http://www.minsaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/infancia/AcidentesCriancas.htm

Minha gatinha ainda não esta andando tudo ,mais sei que em breve vou ter que correr atrás dela para evitar maiores quedas.
Tem muitos mais lugares a ser vigiado para não ter acidentes sérios com os nossos pequenos como piscinas e escada rolante tem duas reportagens ótimas no seguintes endereços:

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1703255-7822-PISCINAS+RIOS+E+PRAIAS+MAIS+VOCE+EXPLICA+COMO+PREVENIR+ACIDENTES+NO+VERAO,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1760807-7822-MELHORES+MOMENTOS+2011+SAIBA+COMO+PROTEGER+SEU+FILHO+DE+ACIDENTES+EM+ESCADA+ROLANTE,00.html

Cuidar significa ter amor, como amor de pais não tem fim os cuidados também não rsrsrs...

9 comentários:

Ich Hausfrau disse...

Em se tratando de cuidados com nossos pequenos é melhor pecar pelo excesso. Eles são muito ativos e esperto e quando menos esperamos pode acontecer alguma coisa. Não dá para coloca-los numa redoma, mas temos que ficar de olho sempre. bjo
ich, Hausfrau
www.ich-hausfrau.com.br

Futura mãmã disse...

Mae anda sempre pensando e tendo cuidado com tudo neah :Dd
Mas nao da para pará-los e acidentes sempre econtecem ;)
Faz parte da aprendizagem mamae.
Beijo

Sabrina Nery Luz disse...

Me identifiquei em cada parágrafo!!! kkkkk
Melhor mesmo o excesso de cuidado e zelo do que a falta dele! Adorei seu cantinho! Já estou te seguindo e já te adicionei na minha lista de blogs. Estarei passando sempre por aqui!
Espero uma visitinha sua no meu cantinho também!
Sou mãe de dois.Um de 15 anos e uma de 4 meses). Duas fases, dois momentos distintos. Um amor imenso que descrevo em "Jeitinho Sabrina de Ser Mãe"
www.jeitinhos.blogspot.com

Val Artes Digitais disse...

Oi amiga, sou blogueira unida número 1.290, vim conhecer seu cantinho e já estou seguindo, parabéns pelo seu trabalho, sempre que puder estarei passando por aqui, ficarei muito feliz em recebê-la no meu cantinho.

valartesdigitais.blogspot.com

Bjs da Val

Jô Santos disse...

Oi td bem?
Também me identifiquei com tudo o que disse. É melhor se prevenir mesmo.
Tb sou das blogueiras unidas n°1124 e já estou seguindo.
Venha visitar o meu cantinho e seguir tb
http://maosdemocas.blogspot.com/
Bjs

PET Educação - Conexões de Saberes - UFCG disse...

Oi!!Adorei o seu blog e estou seguindo!! Gostaria que vc seguisse e se possível divulgasse o meu blog também!! Vamos trocar informações!!Beijos

Marly Salgado disse...

Olá,amei seu blog.Informações sobre segurança infantil nunca é demais.Sou Blogueiras Unidas,187,e vim convidar vc para conhecer meu cantinho.Já sou sua seguidora.Tenha um final de semana maravilhoso.
www.artsritinha.blogspot.com

luciene de paula disse...

Oi querida eu tenho um filho de 1 aninho, sempre devemos cuidar mesmo para segurança deles!Tambem sou uma das Blogueiras Unidas, meu n é o 987 !Ja virei sua seguidora, quero te convidar para conhecer o meu blog e me seguir tambem!
http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com/"

Marcela disse...

olá passando para conhecer seu blog sou do blogueiras unidas numero 175 já estou te seguindo e gostaria muito de convida-la para me seguir também beijos http://marcelaminhasates.blogspot.com