quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Alta da Maternidade

Geralmente ficamos na maternidade por duas noites e um dia após o parto.

Como Bruna nasceu no sábado,ficaríamos até a segunda,só que não foi isso que aconteceu.

Na manhã de segunda (após a noite mal dormida)começamos a criar uma rotina incluindo Bruna.Então logo cedo a auxiliar de enfermagem,pesou e deu o banho da minha pequena(mais ou menos uma hora depois da mamada)em seguida tomei cafe e banho também.

Só que Bruna ainda não estava peguando direito o meu peito que parecia que ia estourar de tão inchado e dolorido.Como ela estava trocando o dia pela noite e durante a manhã e tarde estavamos recebendo visitas,ela parecia esta mais agitada.

Preocupada chamei a enfermeira e falei que o meu leite parecia não ser o suficiente.Porque alem de perder peso , Bruna estava mais agitada e o meu peito parecia não esvaziar a cada mamada.

Ela então verificou como estava a pegada de Bruna no peito(como eu usava a concha no peito) ela verifico meu leite e disse que estava tudo ok para eu não me preocupar.

Nessa noite então Bruna ainda continuava irritada,não dormir direito mais uma vez e agora mais eu estava mais  preocupada com a situação.

No dia seguinte que seria o dia da alta, após pesar Bruna veio a bomba.A pediatra falou que não iria nos liberar pois ela tinha perdido muito peso e estava com ictericia tardia. Fiquei muito triste.





                                          Essa foto foi justamente quando Bruna foi pesada.

O recém nascido após o parto tem temdência de perde peso,então é normal, mais Bruna perdeu além do esperado e a ictericia é causada pelo excesso de bilirubina(que é o pgmento amarelo produzido pela celulas vermelhas do sangue) no corpo ,por isso ela apresentava uma leve cor amarela na pele.

A pediatra passou exame de sangue,e um completo de Nam nas mamadas.

Após isso fiquei sem chão, chorei e fiquei frustadas, enfim foi horrível mais como "o que não tem remédio, remediado estar " tratei de melhorar o animo e junto com Junior armamos um esquema para Bruna.

Primeiro foi dar de mamar de duas em duas horas,então mesmo ela dormindo acordava para comer,fazer massagem no seios para liberar mais leite(mesmo ela tendo uma boa pegada na hora da mama tendo muito leite poderia não estar saindo em quantidade adequada)e isso foi durante a noite toda.





Na manhã do dia seguinte estavamos cansados mais confiantes que o nosso esquema tinha dado certo.Então Bruna foi pesada e algum tempo depois a pediatra apareceu dizendo que ela tinha ganho peso e que o exame de sague deu praticamente normal ,então a ictericía era leve e que não precisaria de banho de luz artificial, e o melhor de tudo que estavmos liberados. Graças a Deus!

O dia era de alegria apesar do cansaço estavamos com a bola toda,inclusive dei o meu primeiro banho em Bruna.



                              Preparamos nossas coisas e a enfermeira apareceu par nos entregar



Caderneta de vacinação :  muito importante para o bebê ,inclusive após sairmos da maternidade ela tomou as duas primeiras vacinas


A alta da maternidade: que é uma caderneta com todos os dados do seu bebê ,inclusive os da  hora do parto, o tipo sanguineo e nessa maternidade faz o teste do olhinho então  também tem   resultado e a solicitação para o teste da orelhinha.




Essa foi a certidão de nascimento que Junior tratou de tirar enqanto estavamos na maternidade é rapida e sem burocracia.

                                       De malas prontas ,fomos liberados para enfim ir para casa.


O parto, o internamento na maternidade como a estadia estadia lá  foi  tudo muito tranquilo. E para isso acontecer e necessario se organizar antes.

Vou dar algumas dicas.

* Com 6 messes de gestação ja tenha em mente em que maternidade vc vai ter seu bebê,verifique sua estrutura fazendo visitas ao local,saiba informações sobre a equipe médica e sobre a uti pre-natal,como é o esquema de acompanhates ,alimentação,vaga de estacinamento e a lista de roupas e objetos a ser utilizado por vc e o bebê.
*Quais são os exames que podem ser feitos lá no seu bebê e se o seu plano cobre.
*Com quanto tempo de antecedência vc deve reservar a vaga (se for cesário) e como é o proscedimento se for parto natural.
*Faça curso de gestantes,para vc ter uma base, mesmo que pequena, de como lidar com algumas situações com seu bebê e  tambem para conversar com outras gestantes , trocar experiencias.
*Marque o pediatra do seu bebê com antecedência de um mês.Então com ele ainda na barriga.

E BOA SORTE!!!!!



Nenhum comentário: