segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Homenagem para uma mãe de primeira viagem especial

Antes da formação em fisioterapia, eu trabalhei em vários lugares e em cada um fazia novas e boas amizades. Mais um em especial conheci duas pessoas maravilhosas ,uma chama Lia Mara e a outra Patrícia.  Andávamos tão juntas que nos chamavam de” três Marias”, depois cada uma resolveu seguir seu caminho e no mundo do Orkut e faceeboock nos encontramos novamente .Eu agora mãe de Bruna ,Lia do fofo Pedrinho e agora mais recente Patrícia  mãe da Júlia .

Só que Júlia e tão apressada que resolveu aos 7 meses vim ao mundo, bebê prematuro, então lembrei da minha fase de gestante quando tive medo que Bruna fosse sapequinha também e minha experiência de estágio na maternidade publica Climério de Oliveira (Salvador) e seus maravilhosos recursos para bebês prematuros.

 Resolvi publicar esse post é dedicar para minha amiga Paty e sua gatinha.

O que caracteriza um bebê prematuro?

“A duração de uma gravidez é considerada normal, quando o parto se produz entre a 38ª e a 42ª semanas de gestação. Quando os bebés nascem antes das 38 semanas, então estamos perante um bebé prematuro ou também denominado de pré-termo.

O bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável a determinadas enfermidades e, também, mais sensível a determinados fatores externos (como sejam a luz e o ruído).

Neste sentido, a prematuridade pode classificar-se, segundo a idade gestacional, da seguinte forma:

Prematuridade Limite: compreende o grupo de bebés nascidos entre a 37ª e a 38ª semanas de gestação;
Prematuridade Moderada: pode ser definida quando o bebé nasce entre 31ª e 36ª semanas;
Prematuridade Extrema: Os recém-nascidos pré-termo extremo, são definidos como aqueles cuja idade gestacional é menor ou igual a 30 semanas, apresentam, como consequência desta maior imaturidade, problemas mais frequentes e mais graves, sobretudo os menores que 27 semanas.’

Fonte http://www.nascerprematuro.org

“O bebê prematuro, em geral, permanece durante certo tempo numa incubadora. Trata-se de um aparelho cuja a temperatura é mantida constante e no qual o bebê pode receber oxigênio para facilitar sua respiração. Como está mais propício a contrair infecções , o prematuro tem na incubadora o ambiente ideal para os seus primeiros dias de vida.


                                                                  Foto Google

O primeiro passo é manter a produção do leite. Depois dos primeiros dias após o parto, é necessário que o bebê esteja sugando o peito para que a produção de leite seja mantida. Entretanto, nesta época, geralmente os bebês prematuros, principalmente os muito pequenos, estão impedidos de fazê-lo. Neste período, a mãe pode manter a produção fazendo regularmente o esvaziamento dos seios, manualmente ou com bombas de tirar leite.”

FONTE: http://www.compuland.com.br/

CAUSAS DE PREMATURIDADE
parto prematuro anterior
doença renal durante a gravidez
anatomia do útero anormal
gravidez antes dos 16 ou após os 34 anos
descolamento da placenta
placenta prévia
quantidade anormal de liquido amniótico
fibrose uterina
preeclampsia
ruptura prematura de membranas
cirurgia abdominal
uso de drogas variadas (tabaco, álcool,...)
insuficientes consultas pré - natais
gravidezes múltiplas “

FONTE :http://prematuros.do.sapo.pt


Em minha época de faculdade tive a oportunidade de estagiar na UTI Neo da maternidade publica Climério de Oliveiral e lá a fisioterapia trabalhava com os prematuros na incubadora realizando algumas atividades e entre ela o estimulo ao toque, pois eles são bastante sensíveis, e esse procedimento o objetivo entre outros benéficos era de acalmar.
Mas o que mais me encantou foi o projeto mãe canguru, segundo o site: http://guiadobebe.uol.com.br

“O Método Mãe Canguru é muito mais do que a posição vertical em que o bebê prematuro permanece “amarrado” ao corpo da mãe. É um tipo de humanização e assistência neonatal que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e o bebê prematuro, pelo tempo que quiserem. Saibam que não só a mamãe participa; o papai também pode entrar nessa.

Esse tipo de humanização oferece ao bebê uma vivência da passagem da vida uterina para a extra-UTIuterina, aumentando muito o vínculo entre pais e bebê. E esse vínculo deixa o bebê mais seguro, proporcionando mais confiança aos pais no manuseio do seu filho. O Método aproxima os pais do bebê. É uma relação importante para o desenvolvimento completo do bebê que veio antes ao mundo.

O “Mãe Canguru”, além de ser um gesto mais do que carinhoso, estabelece maior apego, segurança, incentivo ao aleitamento materno e melhor desenvolvimento da criança, evitando infecções hospitalares”

Então na maternidade o bebê ao nascer vai para UTI Neo onde recebe todos os cuidados, isso a mãe já tem livre acesso ao bebê, quando ele fica estável em seus paramentos já realiza na própria UTI ou semi UTI Neo a posição canguru. O bebê fica em posição horizontal somente de fraldinha no peito da mãe amarrado com fralda ou no caso da maternidade e tem um pano parecido com o do sling mais com amarração diferente para a mãe ou o pai utilizar.

E esse método só trazia benefícios para o bebê a olhos vistos porque havia ganho rápido de peso, manutenção da temperatura adequada corpórea, as mãe criavam mais segurança em lidar com seu filho resultando em alta hospitalar mais rápida.


                                                                Fotos Google

E ainda a maternidade tinha uma sala exclusiva para coleta e ordenha de leite materno que era direcionado para amamentação dos bebês lá internados que as mães por algum motivo não produzia leite suficiente. Inclusive as mães doadoras poderia ter a coleta em casa.

Existe outro projeto , esse não tive experiência, é o do bebê prematuro na rede dentro da incubadora. Em uma matéria no site: http://g1.globo.com publicou a seguinte matéria:

“Uma pequena rede de dormir está ajudando no desenvolvimento de bebês prematuros, em Minas Gerais. Para os especialistas, o grande segredo da técnica é oferecer à criança um ambiente bem parecido com o útero da mãe.

“O bebê fica mais tranqüilo e tem um melhor desenvolvimento. Vai sentar, engatinhar, rolar, tudo dentro do esperado. Os bebês prematuros têm certa dificuldade e podem ter algum atraso. A rede vem como recurso para ajudar no desenvolvimento dos bebes”, diz a terapeuta ocupacional
Os recém-nascidos só saem da rede quando vão mamar. O método foi implantado há um ano e meio em uma maternidade de Belo Horizonte. Antes, o peso dos recém-nascidos aumentava de 20 a 30 gramas por dia. Com as redes, os bebês passaram a ganhar até 50 gramas

“Nem todos os bebês podem ser colocados na rede. Apenas os que não estão sendo medicados, que estão aqui só para ganhar peso, não usam oxigênio e não precisam de nenhuma outra intervenção médica”, afirma a terapeuta ocupacional Flávia.


                                                                     Fotos Google
Esse estágio foi bastante importante porque eu tive que perder o medo de lidar com bebes recém nascido, na verdade fui ao extremo para isso com os bebes prematuros, pois muito era o tamanho da minha mão.

Foi importante para desenvolver o meu lado sensível, pois lidava com muitas mães que choravam o tempo todo por não poder levar os seus filhos para casa. E agora como mãe sei o quanto essas mães são especiais.


E falando em mães Paty amiga tenho feito orações e mandado energias positivas para Julinha,conte com amiga e fisioterapeuta para o que precisar.

Um grande beijo e que Deus ilumine sua familia.

5 comentários:

Futura mãmã disse...

E sempre bom estarmos informadas neah msm...
bj

aprendendoasermae disse...

E como.E vc como vai a espera do baby.
Um grande beijo!

aprendendoasermae disse...

Obrigada pelo aviso.Ontem ja fiz o recadastramento obrigada.

Sabrina Nery Luz disse...

Que homenagem legal!! Cheia de dicas!! Gostei! Beijos
www.jeitinhos.blogspot.com

Janaína Mascarenhas disse...

Que rico esse post! Estou louca para testar o sling com Mateus e bancar a mamãe canguru também. Bjks