É verdade um dia dessa Bruna era uma recém-nascida ,como todas frágil, pequena e totalmente dependente de meus cuidados, hoje ainda dependente porem muito esperta e cada dia que passa ela descobre coisas novas, como palavras tipo agu (água), titi (titio ou titia) patati (dos palhaços patati e patata) e gosta de uma conversa em sua língua de neném rsrsr... E quando eu menos esperava simplesmente levantou e saiu andando do chão para os braços do pai e agora toda hora ela faz o mesmo e é tão lindo e emocionante ver sua filha crescendo debaixo dos meus olhos.
Este certo que ainda esta insegura, fica cambaleando e ainda pega na mão para caminhar com segurança, mais isso se aprimora com o tempo. Para o pai foi um alivio pois o mesmo estava ansioso por esse momento, que refletia no seu comportamento ,tipo “venha papai só que andando” em algumas vezes isso irritava ela pois a mesma ainda não estava preparada.
É normal que o nosso sentimento de ansiedade tenha reflexo em nossos pimpolhos porque existe a comparação entre filhos, netos, primos entre outros que acaba criando uma grande interrogação em nossa mente, porque será que meu filho esta demorando tanto de fazer determinada atividade?
Só que não podemos esquecer que cada criança tem uma historia, então o fato de seu filho falar primeiro do que o filho da vizinha não quer dizer que o filho dela tem algum problema ou que seu filho é mais esperto e sim que cada criança tem um momento de desenvolvimento só dela. E muito normal a todo tempo isso acontecer, entre familiares, vizinhos entre outros.O importante é como mães e pais sempre prestar atenção nas dificuldades e medos dos seus filhos para que possamos ajudar sempre que preciso.
Hoje vejo que a dificuldade de Bruna em sair andando tudo é o seu medo de desequilíbrio e queda então mesmo sabendo que ela esta dando suas passadas eu ainda ,quando ela chama, dou o dedo para ela apoiar seguir em frente e vai ser assim ate ela sentir que esta preparada para andar 100% sozinha.
Essa tabela explica as fases de desenvolvimento da criança
"•Récem-Nascido: Ao nascer, o bebê deita em posição fetal (corpo encolhido), mantendo as mãos fechadas. Reage ao som, a luz e ao toque. É necessário verificar os reflexos colocando-se o dedo na palma da mão ou na planta do pé do recém nascido, o qual tentará agarrá-lo com os dedos. É interessante verificar também os reflexos de Moro e Galant .
•Aos três meses: A partir dos três meses, o bebê consegue sustentar a cabeça, ficar com os braços soltos e as mãos abertas. Começa a sorrir e seguir com os olhos e a cabeça objetos e sons apresentados. Presta atenção ao que está a sua volta e já tenta pegar os objetos mostrados, apesar de não conseguir.
•Aos seis meses: O bebê já é capaz de pegar objetos que vê, combina os movimentos das mãos e olhos, passa os objetos de uma mão para outra. Se colocado de bruços (deitado de barriga para baixo), vira de lado e de barriga para cima sem ajuda. Arrasta-se de barriga para baixo. Começa a descobrir o próprio corpo (é quando leva o pé à boca). Reconhece objetos, manipulando-os e colocando-os na boca. A partir do sexto mês o bebê é capaz de ficar sentado sem apoio.
•Aos nove meses: Nesta fase, o bebê emite sons o tempo todo. Senta sem apoio. Engatinha e fica em pé com apoio.
• Aos doze meses: Ao completar um ano de vida, a criança pode andar sem ajuda. Começa a falar as primeiras palavras e entende as frases mais rotineiras, como “me dá isso”, embora surpreenda-se quando seus pedidos são recusados. Imita o que vê e mostra o que quer com o dedo. É capaz de perceber coisas que estão escondidas. Gosta de brincar de “esconder” e tentar encaixar e empilhar objetos. Já consegue comer sozinho usando as mãos e reconhecer os pais a distância.
• Aos dezoito meses: A criança anda com segurança, porém corre desajeitadamente. Quer subir, abrir e mexer em tudo o que vê. Começa controlar “xixi/cocô” e usar o piniquinho. Fala mais palavras do que no primeiro ano de vida.
• Aos vinte e quatro meses: Com dois anos, a criança corre com segurança, cria situações e histórias novas em suas brincadeiras. Gosta de rabiscar e é capaz de folhear as páginas de um livro."
Fonte http://saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=1697
(Tambem podemos acompanhar o desevolvimento da criança na caderneta de vacinação)
Agora o que é relatado nessa tabela não significa que a criança que não estar dentro da faixa etária correta no executar as atividades tem algum tipo de deficiência e sim que deve ser relatado toda e qualquer dificuldade do seu baby para o amigo e parceiro pediatra que vai avaliar o seu comportamento .É necessário também sempre estimularmos( de forma saudável) nossas crianças para ajudar o seu desenvolvimento.
6 comentários:
Parabéns querida, excelente post!! Muitos pais criam uma enorme expectativa no desenvolvimento dos filhos comparando com outros, e esquecem de perceber que cada um tem um ritmo..
Super bjs,
Elo
Gostei muito deste post. Beijo
Ter filho é uma descoberta a cada dia, eu tenho dois, um casal, o menino já tem 8 anos, muito independente e a menina. com 3 anos, está uma graça, agora já canta a musica do Michel Teló, muito esperta também... Parabéns pela Bruna, muitas felicidades!!!!
Bem vinda ao blogueiras unindas sou a n° 1025, aguardo sua visita!!
http://flordeeros.blogspot.com/
Beijinhos e uma ótima semana!!
Obrigada pela visita e volte sempre.
Um beijo!
É muito legal o desenvolvimento dos nossos pimpolhos.Bruna tambem "canta" a musica de Michel só aiai...
Obrigado por ter passado no meu blog e ja estou seguindo o seu.Volte sempre um beijo!
Olá,amei seu blog,muito lindo e cheio de postagens que transparecem o amor de mãe....
Realmente a Bruna é linda PARABÉNS!!!
Estou te seguindo e te ofereço o selo de aprovação (pegar no meu blog na aba ofereço),espero que aceite o presente é de coração...mil bjs
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