quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aprendendoasermaedebruninha: A Alta da Maternidade

Aprendendoasermaedebruninha: A Alta da Maternidade: Geralmente ficamos na maternidade por duas noites e um dia após o parto. Como Bruna nasceu no sábado,ficaríamos até a segunda,só que não fo...

A Alta da Maternidade

Geralmente ficamos na maternidade por duas noites e um dia após o parto.

Como Bruna nasceu no sábado,ficaríamos até a segunda,só que não foi isso que aconteceu.

Na manhã de segunda (após a noite mal dormida)começamos a criar uma rotina incluindo Bruna.Então logo cedo a auxiliar de enfermagem,pesou e deu o banho da minha pequena(mais ou menos uma hora depois da mamada)em seguida tomei cafe e banho também.

Só que Bruna ainda não estava peguando direito o meu peito que parecia que ia estourar de tão inchado e dolorido.Como ela estava trocando o dia pela noite e durante a manhã e tarde estavamos recebendo visitas,ela parecia esta mais agitada.

Preocupada chamei a enfermeira e falei que o meu leite parecia não ser o suficiente.Porque alem de perder peso , Bruna estava mais agitada e o meu peito parecia não esvaziar a cada mamada.

Ela então verificou como estava a pegada de Bruna no peito(como eu usava a concha no peito) ela verifico meu leite e disse que estava tudo ok para eu não me preocupar.

Nessa noite então Bruna ainda continuava irritada,não dormir direito mais uma vez e agora mais eu estava mais  preocupada com a situação.

No dia seguinte que seria o dia da alta, após pesar Bruna veio a bomba.A pediatra falou que não iria nos liberar pois ela tinha perdido muito peso e estava com ictericia tardia. Fiquei muito triste.





                                          Essa foto foi justamente quando Bruna foi pesada.

O recém nascido após o parto tem temdência de perde peso,então é normal, mais Bruna perdeu além do esperado e a ictericia é causada pelo excesso de bilirubina(que é o pgmento amarelo produzido pela celulas vermelhas do sangue) no corpo ,por isso ela apresentava uma leve cor amarela na pele.

A pediatra passou exame de sangue,e um completo de Nam nas mamadas.

Após isso fiquei sem chão, chorei e fiquei frustadas, enfim foi horrível mais como "o que não tem remédio, remediado estar " tratei de melhorar o animo e junto com Junior armamos um esquema para Bruna.

Primeiro foi dar de mamar de duas em duas horas,então mesmo ela dormindo acordava para comer,fazer massagem no seios para liberar mais leite(mesmo ela tendo uma boa pegada na hora da mama tendo muito leite poderia não estar saindo em quantidade adequada)e isso foi durante a noite toda.





Na manhã do dia seguinte estavamos cansados mais confiantes que o nosso esquema tinha dado certo.Então Bruna foi pesada e algum tempo depois a pediatra apareceu dizendo que ela tinha ganho peso e que o exame de sague deu praticamente normal ,então a ictericía era leve e que não precisaria de banho de luz artificial, e o melhor de tudo que estavmos liberados. Graças a Deus!

O dia era de alegria apesar do cansaço estavamos com a bola toda,inclusive dei o meu primeiro banho em Bruna.



                              Preparamos nossas coisas e a enfermeira apareceu par nos entregar



Caderneta de vacinação :  muito importante para o bebê ,inclusive após sairmos da maternidade ela tomou as duas primeiras vacinas


A alta da maternidade: que é uma caderneta com todos os dados do seu bebê ,inclusive os da  hora do parto, o tipo sanguineo e nessa maternidade faz o teste do olhinho então  também tem   resultado e a solicitação para o teste da orelhinha.




Essa foi a certidão de nascimento que Junior tratou de tirar enqanto estavamos na maternidade é rapida e sem burocracia.

                                       De malas prontas ,fomos liberados para enfim ir para casa.


O parto, o internamento na maternidade como a estadia estadia lá  foi  tudo muito tranquilo. E para isso acontecer e necessario se organizar antes.

Vou dar algumas dicas.

* Com 6 messes de gestação ja tenha em mente em que maternidade vc vai ter seu bebê,verifique sua estrutura fazendo visitas ao local,saiba informações sobre a equipe médica e sobre a uti pre-natal,como é o esquema de acompanhates ,alimentação,vaga de estacinamento e a lista de roupas e objetos a ser utilizado por vc e o bebê.
*Quais são os exames que podem ser feitos lá no seu bebê e se o seu plano cobre.
*Com quanto tempo de antecedência vc deve reservar a vaga (se for cesário) e como é o proscedimento se for parto natural.
*Faça curso de gestantes,para vc ter uma base, mesmo que pequena, de como lidar com algumas situações com seu bebê e  tambem para conversar com outras gestantes , trocar experiencias.
*Marque o pediatra do seu bebê com antecedência de um mês.Então com ele ainda na barriga.

E BOA SORTE!!!!!



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Hora da Verdade

Após a chegada de Bruna(cheia de emoção)fui para o apartamento e lá aguardava minha lindinha.Apesar de estar ainda sob efeito da anestesia e um pouco cansada, estava ansiosa para dar a primeira mamada.
Depois de algum tempo,Junior apareceu para ver como eu estava e enquanto isso meu tio ficava de olho em Bubu.

                                                                Bruna no berçario


                                                                         Primeiro banho




Passou mais algum tempo,e eu já ansiosa para ver de perto meu rebento,quando Junior foi ao berçario e quando retornou foi com nossa gatinha.




Nem sei com palavras o que eu sentir no momento mais foi o sentimento mais maravilhoso e ao mesmo tempo assustador, pois teria que botar em pratica tudo aquilo que pude ver na teoria.

Mas o incrivel é que parece brotar de dentro como se comportar em cada momento.

A primeira coisa que fiz foi olhar ela todinha ,dei um cheirinho e em seguida a primeira mamada.



Tivemos as primeiras visitas, varias ligações e as primeiras trocas de fraldas.E por mais que vc se prepare atraves de curso de gestantes e leitura,a pratica sempre é melhor e digo que as primeiras trocas não são lá essas coisas rsrsrs....
A noite chegou e a realidade agora era para valer pois Bruna tinha bastante fome e essa hora ela estava mais acordada, então nada melhor que ter um parceiro (meu marido)para ajudar no levantar ,pegar Bruninha,jogar fralda fora,botar ela para arrotar, enfim foi uma noite muito cansativa mas é isso mesmo
O primeiro leite que é chamado colostro, e por ter uma cor mais clara e menos consistente parece que não é suficiente para alimentar uma barriguinha tão faminta.E junto ainda o acustumar a sugar no bico do meu peito( apesar que ainda dentro da barriga da mãe o bebê faz movimento semelente ao da sucção para ja ir treinando )foi dificil saciar a fome de Bruna e claro a isso junta as colicas ,xixi na fralda e todo o processo de adaptação fora o desconforto dos meus pontos e o peito bastante inchado.

Com tudo isso a primeira noite foi bem complicada, Bruna praticamente não dormiu e junto a ela um casal de pais de primeira viagem sem saber ao certo como proceder.

No dia seguinte eu estava arrasada por não ter dormido e preocupada em pensar que Bruna não teria se alimentado de forma adequada, gerando uma frustação de mãe que não cumpriu seu dever.

"Mas não a mal que dure para sempre".Na manhã do dia seguinte a minha obstetra( Mara Rubia) esteve no hospital bem cedinho e me confortou dizendo que é normal esse processo ,pois ela mesmo ja tinha passado por isso.E fora que pela madrugada o choro de varios bebês era a coisa mais comum, me sinalizando então que outras mães passavam pelo que eu estava passando.


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Chegada de Bruna

Apos 40 semanas de gestação, chegou o grande dia de conhecer a queridinha da mamãe.
Na ultima consulta com o obstetra foi checado ultrasom e verificado a posição de Bruna,ele me deu os papeis para a internação e em seguida fui para a maternidade,que antes visitei para verificar as acomodações e sua estrutura ,ja tinha lavado todas as roupas e arrumado a minha mala e a dela também e agora apenas aguardava o grande dia.
No dia 20/11/2010 precisamente a 4:00 da manhã já estava de pé me aprontando para ir a maternidade ( em jejum absoluto)o parto estava
marcado para as 7:00 hsr mas o hospital pede para que chegue 2 horas antes para a burocracia das papeladas e me aprontar.
Saimos de casa as 5:00 da madrugada, o horario não poderia ser melhor pois a calma estava presente em todo o percurso ate chegar na maternidade
e isso me fez muito bem.
Eu e junior arrumamos o quarto e nos preparamos para chegada de nossa primeira filha.

                                                            No quarto antes do parto.

                                      Na sala de parto,a maternidade foi a Santa Maria em Salvador
                                                       Mei tio o responsavel pelas fotos.

E as 8:00 da manhã do dia 20/11/2010 com 2kg 970gr nasceu minha pricesinha Bruna,de um parto cesario muito tranquilo e com direito a Dr Adalto cantarolando um musica que me tranquilizou muitooooooooo junto a uma equipe show de bola.




Dr Adalto que realizou o parto pois Doutora Mara rubia estava em um congresso e como um acordo em outubro já estava me consultando com ele(muito bom também)


                                                       E ela chegou ,chegando rsrsrs...


                                                                Cheirinho da mamãe




                                                                   Que lindinha!



Foi um momento mágico e o melhor da minha vida.Só que aqui cabe falar sobre como Junior se sentiu.
Bruna ja tinha nascido e a enfermera na sala de parto gritou o pai caiu! ai eu me assustei pois ela estava falando de Junior .Ele não gosta de ver sangue e quando Dr Adalto puxou Bruna de minha barriga foi aberto a cortina da sala de parto ( para o acompanhate ver o bebê) ai ele não aguentou e desmaiou,em menos de 2 minutos novamente escuto: ele caiu de novo rsrsrs... parece bricadeira mais não é pois ele desmaiou por conta da placenta que é retirada no final, pois a cortina ainda estava aberta.A pediatra falou não se preocupe mãe pois os tecnicos de enfermagem ja estão cuidando dele.Foi a emoção!!!!


                                                 O papai  se recompondo  e feliz!



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Esperando Bruna

Depois de todas as sensações hormonais de saber que estar gravida,vem a ideia de arrumar as coisas para a pequena gatinha que vai chegar.Então nada melhor do que botar no papel e em pratica todas as possibilidades que surgem no momento.
Primeiro a cor do quarto,o tema,os moveis,roupinhas,sacola e tudo mais que podemos pensar.
Com Bruna a primeira coisa foi o quarto sua cor e decoração.Então como a minha casa a cor das paredes é um verde bebê joguei detales lilás clarinho com o tema de boneca.Depois os moveis na cor branca, roupinha, fraldas e tudo mais que pude comprar para o conforto de Bruninha.
É muito legal ir as comprar mais devemos controlar as inumeras vontades pois tem muitas coisa e algumas delas nem usamos.
Descobrir que comprar o básico com qualidade e sempre observar o que realmente o nosso bebê vai usar, pois não adianta abarrotar o guarda roupa de sapatinhos lindos e pequenos e em seguida nem usar no bebê,ja que nos primeiros três meses as saidas são basicamente para o pediatra e vacinação.






O legal é arrumar o quarto de forma a estimular o bebê ao seu esenvolvimento

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia das Crianças

Esse blog vem contando a história de Bruna desde a gestação.Só que vou abrir um enorme parêntese para o dia 12 de outubro de 2011 que foi o meu primeiro dia das crianças com minha bebê.
Fomos almoçar fora, e como é normal em um feriado ter todos os locais lotados de pessoas esse foi bem tranquilo, o foco era encontrar um local legal para Bruna se divertir então fomos a busca.
Na idade dela ainda não tem muitas opções,mas minha cunhada Alessandra falou do Game Station que tem vários brinquedos para os grandinhos e alguns para os menores, então olha como foi!





                                               Ela ficou ligada nas orelhas do Dumbo








No mundo do Discovery Kids

                                      Agora adivinhe qual foi o presente que Bruna mais gostou?










Uma bola de assoprar.Mais uma vez aprendo com a minha pequena  que as coisas mais simples são as mais legais.

Em um beve resumo o dia das crianças foi otimoooooooooooooo!!!!




quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A gestação é um presente de Deus,mas com ela vem muitas preocupações sobre o desenvolvimento do seu bebê dentro da barriga.Por isso os exames no prè-natal devem ser feitos e depois avaliado pelo obstetra.
Em minha gravidez um dos momentos mais tenso foi fazer a Translucência nucal para saber como estava o desenvolvimento de Bruna.Nesse exame pode ser verificado alguma sugestão de má formação fetal e detectar sindromes como a sindrome de down.
Na época dos nossos pais não tinha essa possibilidade então a mãe só sabia se o filho tinha alguma alteração genética ou má formação após o parto comprometendo a vida dos bebês e não preparar aquela familia para sua chegada.
Meu irmão Sandro tem sindrome de down e minha mãe só ficou sabendo disso quando o médico após o parto ,levou a criança ate ela e disse o que tinha acontecido.
Temos que cuidar dos nossos filhos desde o ventre e utilizar dos avanços tecnologico para trazer conforto e a segurança para nossa familia.



Esse são dois amores em minha vida.Meu irmão que desde cedo me ensinou a ser mais sensivel e amorosa com as diferenças e minha filha que desde dentro da minha barriga até hoje me ensina o que é amor infinito.

domingo, 2 de outubro de 2011

O pré natal

O mais importante de uma gravidez,alem do auto controle da mulher em relação as mudanças do seu corpo,é um bom acompanhamento médico.

Procurar um bom obstetra no qual exista uma cofinhaça mutua gerando um conforto e tranquilidade que esse momento tão espacial pedi é de fundamental importância.

Fazer todos os exames ,e são muitos,durante a gestação e não esconder nada de seu(a) medico(a)é tambem de igual importância.

Tive por indicação, uma grande obstetra que além de médica se tornou uma grande amiga.Uma pessoa delicada,solicita e sempre disponível para ajudar a hora que fosse,Dr(a)Mara Rubia.


Sò tenho a agradecer a essa amiga por ser tão presente durante um momento tão especial de minha vida.

Espero que todas tenha a mesma sorte que eu tive.