sábado, 7 de junho de 2014

Final de semana peneumo-problemático.

Há duas semana atrás Bruna apereceu com um tosse persistente que levou, em alguns dias, ela a sair mais cedo da escola . Ficou  apática , cursando com alguns dias de febre  de 38 graus ,fiquei bastante  tensa e comecei a administrar um xarope natural para a tosse ,só que não  fez muito efeito, porém na semana seguinte estava um pouco mais disposta e se alimentando melhor.

Fiquei então tranquila com a "gripe" aparentemente controlada.Mas  no sábados passado sairmos e na volta  passamos para  comer algo e a escolha dela foi um nagtes e suco de uva , após algum tempo Bruna  se queixou de dor na barriga ,acabou dormindo após uma massagem, e depois acordou botando tudo para  fora. Ficamos preocupados e  logo na manhã do outro dia , domingo, levamos ela pra emergência e após exames foi detectado uma pneumonia .Ficamos assustados porque ela na ultima semana não apresentava nehum sintoma tipo febre alta, tosse continua e dor no peito.

A pneumonia segundo o ministério da saúde e uma infecção que se estala no pulmão, profocada pela entrada de agente infecciosos ou irritante (bactéria ,vírus , fungo ou reação alérgica) no espaço alveolar onde ocorre as trocas gasosas.


                                                            foto retirada da internet

Depois do diagnóstico dado a médica passou nebulização ,que para Bruna é a pior coisa, pois além de não gostar ela fica extremamente  irritada , e vê  um filho dizer depois de muito choro" chega mamãe  já  estou cansada" é de uma dor no coração  que só Deus sabe. Mas com minha vivência  na área  de saúde  sei  que temos que ser forte e enfrenter todas dificuldades, então  fomos enfrete com mas seis nebulizações e mais alguns medicamentos. Chegamos  por volta das  7:30 e sairmos por volta das 12:30,ou seja , uma manhã toda na emergência  e Bruna estava só o "pó" por conta da manhã cansativa .

Mais sempre temos que tirar um lado bom das coisas e um deles foi o fato de minha pequena não ter ficado internada e de ter saido já medicada com diagnóstico ,então só dependia de nós para que tudo desse certo. A médica  passou antibióticos , remédio  para lavar o nariz e bronco dilatador que foi a grande surpresa. Na farmácia   alguns remédios  são " doados" pelo governo, pelo menos aqui em salvador ,existe um programa da farmacia popular que fornece medicamentos  para doenças  respiratórias , pressão alta, diabetes entre outras.
 
Não precisa ir em uma farmácia popular, apenas se informe se a que você  estar participa do programa.  Primeiro ponto positivo ,pois o bronco dilatador saio  de graça.  A segunda foi a respeito de um espaçador  que deveria ser usado com o bronco dilatador em spray, para ser mais eficaz.

Mas o que é um espaçador?Segundo Dr Bernardo  Kiertsam  é um aparelho imprescindível para quem utiliza remédios  em sprey. Já que ele   proporciona o  aproveitamento completo da medicação  porque é  preciso ter boa  coordenação para apertar e inalar.
 
                                                                fotos retirada da internet
 
Aqui em Salvador esse aparelho custa em media uns R$ 40,00 até 60,00 reais e é dificil de encontrar , em uma sugestão  da farmacêutica poderia ser feito um espaçador caseiro com um copo feito um furo no fundo para bombinha   (não  deu  certo) fui no pai google e lá   tinha uma médica  que dizia como fazer passo a passo  com garrafa descartável   e deu certo .
 
 
 
                                                          espaçador caseiro

Mais sempre é bom saber os  prós  e contras de tudo e principalmente se pegamos na internet as informações, por exemplo fiz esse para Bruna porque ela não  tem nenhum problema respiratório  crônico  e sim  um transitório  por conta da doença ,  então  sei que esse caseiro poderia sim resolve ,  mais pra quem tem problemas crônicos  ou alguns diagnostico  de doença respiratória  agudizada grave  precisa sim ter o industrializado por  que ele  tem uma  válvulas  que direciona  mais rápido  a medicação  ao paciente tendo completo aproveitamento. Não   podemos economizar com nossa saúde e muito menos com as dos nossos filhos.
 
Bruna graças a Deus já esta curada e pintado o sete.